Há alguns dias, o bilionário da tecnologia, Elon Musk, fez um tweet afirmando que o futuro da civilização gira em torno da energia solar, já disponível para instalação domiciliar no Brasil. A opinião do homem mais rico do mundo foi uma resposta à publicação da World of Engineering, uma organização de ciência e engenharia.

weet misterioso de Elon Musk faz indícios sobre a globalização da energia solar. (Imagem: Pixabay)

Custos da energia solar no Brasil

O kit de energia solar pode ser adquirido em simples lojas e magazines, porém, a instalação deve ser feita por empresas credenciadas, para garantir a homologação.

Os preços do material necessário podem variar entre R$ 1 mil a R$ 15 mil, a depender do modelo escolhido pelo consumidor.

Segundo Ronaldo Vieira, o responsável pela Kinsol, uma das empresas do ramo de energia solar no Brasil, foi registrado um aumento de 70% na busca pelo sistema após os últimos reajustes na bandeira tarifária em virtude da crise hídrica.

Os equipamentos são duradouros, com garantia de até 25 anos de eficácia. “Energia elétrica sustentável, obtida por meio de um recurso natural infinito, que é o sol. Equipamentos de longa durabilidade. Após a instalação, o cliente fica imune aos reajustes das concessionárias”, declarou o profissional.

Elon Musk deu a sua opinião

Há alguns dias, o bilionário da tecnologia, Elon Musk, fez um tweet afirmando que o futuro da civilização gira em torno da energia solar. A menção de quem pode ser o futuro proprietário do Twitter é uma resposta à publicação da World of Engineering, uma organização de ciência e engenharia.

“As civilizações serão, principalmente, movidas a energia solar no futuro”, declarou Elon Musk em um tweet. 

A World of Engineering, com mais de 2,2 milhões de seguidores na rede social, desencadeou o debate após compartilhar um gráfico detalhado sobre a quantidade de área de superfície necessária para alimentar todo o planeta Terra apenas usando a energia solar.

Ao analisar os dados apresentados, nota-se que seriam necessários, aproximadamente, 23.398 TWh. Somente a América do Norte e a Europa demandariam 5.151 TWh e 3.886 TWh, respectivamente.

Energia solar poderá solucionar crise energética

Em um comunicado realizado através do Fórum Econômico Mundial (WEF), o mundo já pode ter começado a enfrentar a primeira crise energética ao nível global.

egundo o diretor-executivo da Agência Internacional de Energia, a solução deste problema deve ser concentrada na transição energética.

Na prática, a transição energética caracteriza o processo de substituição de combustíveis fósseis por fontes de energia com baixo carbono, o que já está em andamento.

Atualmente, quatro modelos de energia de baixa emissão de carbono se sobressaem. São elas: eólica, solar, hídrica e nuclear. Os três primeiros exemplos são renováveis e benéficos ao meio ambiente, justificando as recomendações de uso.

Das opções de energias renováveis, há tempos, a energia solar é adotada por centros comerciais e, até mesmo, industriais como um método capaz de reduzir os custos relacionados à energia elétrica cobrados por meio da conta de luz.

Com o passar do tempo, as pessoas começaram a se informar sobre o sistema e foi então que deu início à adesão domiciliar.

Por BitMagazine


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *